Prestigiem a Revista Rascunhos

olha que capa bonita!

Saiu a edição eletrônica do segundo volume da Revista Rascunhos / Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; é o Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões. É a revista dos pesquisadores do GEAC, da Universidade Federal de Uberlândia, e este volume foi organizado por Paulina Caon e Vilma Leite – coordenadoras do Projeto Partilhas, no qual fui convidada a falar no ano passado.

Paulina e Vilma são minhas… heroínas! São para mim modelo ético, estético e político; tudo que já fizeram em nome do ensino do teatro, do curso de Licenciatura, do PIBID e de outras parecerias do Projeto Partilhas, é muito interessante e dedicado, inteligente e sensível.

Vale a pena acessar a revista, e lá o leitor do Agachamento encontrará um texto meu, cujo título é brincante: “Só Rodapés”; e como subtítulo, “glossário de trinta termos definidos na espiral de minha poética própria”.

Alguns alunos tiveram já acesso a cópia xerox deste artigo, que nomeio “dicionário Marina” (rs).  Brincadeiras à parte, minha maior fonte de inspiração foi o glossário encontrado no final do livro Estética Relacional, de Nicolas Bourriaud (Martins, 2009). Comecei a organizar minhas palavras-chave tendo como meta a escrita de um pequeno livro que tematizasse arte e infância… e acabei percebendo que havia riqueza e esclarecimento de termos interconectados ao mote do Agachamento: “agachar-se é ir ao chão, onde a criança está”.

Espero que os leitores gostem dos artigos da Revista e do glossário, e que se vejam desafiados a elencar seus próprios termos ou palavras-chave: de suas pesquisas, de sua docência, de seus projetos de vida. Pesquisar e viver podem ser invenções.

 

4 comments for “Prestigiem a Revista Rascunhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *