Os aniversariantes do dia

Fotomontagem para o dia 4 de agosto

fotomontagem por Maidesign

Obama e eu somos gêmeos, do signo de Leão: nascemos hoje / 50 anos atrás.

Ele, em Honolulu; eu, em São Paulo. Nenhuma chance de termos sido trocados na maternidade! mas há diversas semelhanças entre nós: somos canhotos; nossos pais se conheceram na universidade; nossas mães morreram em 1995; ele é doutor em Direito,  eu doutora em Psicologia da Educação; Obama ensinou por 12 anos na Universidade de Chicago e eu por 5 na Universidade Nove de Julho.

Ainda crianças ouvimos Beatles, vimos o homem chegar na lua, dançamos em bailinhos com canções do The Jackson Five… Em 1977 teríamos nos esbarrado anonimamente em algum aeroporto de Michigan, ou num museu em Chicago, pois eu era estudante de intercâmbio em seu país, quando ainda não era possível enviar torpedos ou email. Vimos o Mick Jagger envelhecer (antes de nós!!) e fomos, e somos, ouvintes de Bob Dylan: certamente, no mesmo momento biográfico, nos sentimos like a rolling stone

Acompanhamos em tempo real as transformações das relações humanas através da informática, mídias eletrônicas, redes sociais… Ele digita algo em seu laptop Apple, provavelmente agora mesmo, como eu!

Obama foi eleito em 2008, com a campanha do marcante bordão Yes we can. Eu, no final daquele ano, decidi que podia sair do meu emprego antigo (onde habitava uma bela zona de conforto…) para arriscar um pós-doutorado; e, enquanto Obama recebia o Prêmio Nobel da Paz em 2009, eu estava nas ruas de São Paulo observando crianças pequenas em situações de espera, para criar uma dramaturgia que fosse transformadora, que revolucionasse o ponto de vista do adulto sobre as crianças…

[Obama hoje é considerado a segunda pessoa mais poderosa do mundo… Eu…]

Somos ex-fumantes, temos lá nossas dívidas, ele negocia melhor que eu, e concordo quando diz: it’s time for a new genearation of leadership, because the old politics just won’t do it. O campo de nova liderança de Obama todos nós sabemos… O meu… está por vir:

no agachamento geral, na libertação das crianças de todo teatro ruim, piegas ou mal feito, na assunção da comunidade adulta de seu poder, sem fingimento nem hipocrisias, diante das crianças, de modo que todo adulto busque, cotidianamente, gesto e palavra de diálogo e políticas públicas dignas e criativas para a primeira infância, primeiro jardim das nossas flores da vida.

Enfim, eu e Obama somos Flower Power! And it doesn’t matter if it’s Black or White.

Aos 50 Obama terminará seu primeiro mandato e está em campanha para a re-eleição. Para completar o círculo de significações… votem em mim!

 

 

10 comments for “Os aniversariantes do dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *