“Não é a mamãe!”

Música para todas as idades

Dois homens adultos pesquisam e se dedicam a algo que denominam “música para crianças” há cerca de vinte anos: Eugenio Tadeu e Miguel Queiroz, músicos-atores que formam o Duo Rodapião e que lançam este final de semana um DVD.

Dizem que fazem música para crianças… eu digo que fazem vozes da infância, em corpos de homens maduros. Palavras-chave que concretizam isso: simplicidade, contenção, precisão; cumplicidade entre os dois; despojamento de cenários, figurinos essenciais, quase minimalistas (preto e retalhos de cor – homens de saia!, meio príncipe, meio bobo da corte) – Arre Burrinho!

“Duo Rodapião” é também o nome do DVD com canções e imagens de suas propositivas musicais e corporais para todas as idades – pois este é, ainda, meu ponto de vista: continuo sem acreditar em “música para crianças”!

E na atitude de algumas das crianças, nesta tarde de sábado no teatro Isabela Hendrix em Belo Horizonte, vemos o retrato da expectativa dos pais e da ansiedade das mães; sentem urgência em bater palmas, e alguns meninos se levantam para ficar em pé na beirada do palco: não para ver de perto, mas para encarnar em seus corpos a necessidade de movimento, a dificuldade da quietude. Outros não aguentam ficar por ali para o “BIS!” (não é de comer!?). O Duo se comunica bem com isso, e segue dando seu recado de criação-contenção: voz possível da infância em dois corpos afinadamente maduros. Oi oi oi, olha dois meninos, na floresta do Brasil… Rua da Bahia, Belo Horizonte, Minas Gerais, na América do Sul.

Como momentos especiais do show – e que lá estão também no DVD – destaco tocar em pentes na boca, que viram gaitas, e batucar em geladeira de isopor, que vira bumbo!

Se quiser conferir escreva para rodapiao92@hotmail.com

 

 

2 comments for ““Não é a mamãe!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *