Ganhamos um Prêmio

No início de fevereiro deste ano, descobri que a Fundação Carlos Chagas promovia um Prêmio, o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques (professor retratado na imagem ao lado), para projetos inovadores em quaisquer áreas das Licenciaturas brasileiras. O professor da Licenciatura inscreve um “projeto”, e decidi, de modo lento e meditativo, escrever sobre a disciplina Práticas de Ensino C: Laboratório de Práticas Teatrais Dramatúrgicas, uma disciplina obrigatória para os alunos da Licenciatura em Teatro (e optativa para os estudantes do Bacharelado).

Trabalho há quatro semestres nesta disciplina e fui, junto com os alunos, modelando a ementa em um programa, desenhado na metodologia work in process / trabalho em processo, para caminhar na trilha de três modos de fazer dramaturgia: o modo dramático, centrado especialmente no texto e em diálogos; o modo épico, centrado em narrativas e em recursos de distanciamento, ironia e crítica; e o modo pós-dramático, cuja dramaturgia é híbrida e por vezes nem se reconhece como tal… Somado a isso, tenho dado, ao longo das aulas, grande importância às culturas da infância e juventude, de maneira que as dramaturgias surjam com noções iniciais norteadoras advindas de: cantigas, brincadeiras, poemas, livros infantis, quadrinhos, cenas do cotidiano, etc; assim, o professor em formação vive em seu fazer criativo a importância do ensino do teatro inserido nos mundos de vida de seus alunos, crianças e jovens no Brasil hoje.

O projeto foi contemplado! Fiquei muito feliz, e tenho certeza de que grande parte do trabalho foi, e é, dos alunos comigo: estar-com é uma premissa fundamental desse jeito de trabalhar. Portanto, parabéns para todos nós.

 

15 comments for “Ganhamos um Prêmio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *