Convite para brincadeira de adultos dia 12 de abril

A mulher que vira lobo não desvira

Lobo guará / imagem internet

uma experiência única

Para conversar com adultos, professores da Educação Infantil, sobre o ato imaginativo e criativo das crianças, criei uma performance cujo mote é uma mulher que vai dormir, e acorda lobo. Era algo extremamente simples, singelo, e até engraçado… mas que tinha seu impacto entre as professoras. Eu queria demonstrar a capacidade de aderência e plasticidade do modo de ser, estar e pensar das crianças pequenas: isso porque eu aparecia como lobo nas aulas de arte na EMIA e até crianças de 7 anos ficavam em dúvida se era ou não era eu!

“Aparecer como lobo” foi, portanto, o primeiro momento; depois, fiz as pequenas performances nas formações de professores, e por fim, decidi (quase como uma brincadeira entre amigos) filmar, numa casa vazia, com direção corporal de minha amiga Priscilla Vilas Boas, fotografia e edição de Du Cotrim. Eles foram cúmplices deste projeto que começou como a canção do Caetano: tudo era apenas uma brincadeira que foi crescendo crescendo / e de repente / me vi assim completamente seu (…). Eu sou do lobo; eu viro lobo, não desviro, e isso dura, mais ou menos 5 minutos.

Vou passar esta videoperformance no próximo sábado, dia 12 de abril, 9:30 da manhã, na Sala Vinho do prédio de Teatro na Escola de Belas Artes / UFMG. Depois do video, farei uma retomada do processo criativo, das razões/desrazões que me levaram a esta forma-conteúdo, e vou comentar três aspectos da primeira infância tal como propostos por Merleau-Ponty: o onirismo, o polimorfismo e a não-representacionalidade. Três palavras-chave que desmontam a concepção desenvolvimentista para olhar a criança e que revelam conexões entre a infância e a cena contemporânea.

Aqueles que estudam na UFMG, estão com tempo disponível no sábado pela manhã e querem participar do debate, enviem email para agachamento@gmail.com inscrevendo-se. São 30 vagas, é gratuito mas não pode ter medo de lobo. Observação importante: Não é adequado trazer crianças, desta vez.

Esta atividade faz parte do AGACHO / Laboratório de Pedagogias Teatrais

que coordeno na UFMG desde agosto de 2013.

 

1 comment for “Convite para brincadeira de adultos dia 12 de abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *