Chamamento: inscrições para Grupos de Estudo

Lançamento do livro Cacos de infância

fenomenologia é um modo de pensar, sentir, escrever...

A partir de agosto organizarei dois Grupos de Estudo, um no período da manhã, outro à noite. Os grupos terão a mesma programação, que tematizará a fenomenologia e a obra de Merleau-Ponty sobre a infância, com base especialmente em meu livro Merleau-Ponty & a Educação (BH: Autêntica, 2010).

A inscrição nesses grupos é livre, com custos de R$ 120,00 (cento e vinte reais) mensais, para encontros semanais de três horas cada, totalizando, em média, 50 horas-aula. Os encontros serão na zona oeste de São Paulo. São 7 vagas por período.

Junto ao Grupo de Estudos pretendo discutir minuciosamente o livro Merleau-Ponty & a Educação, obra que parte da cumplicidade com as noções de Maurice Merleau-Ponty acerca da infância, algo que se desdobra como atitude frente ao ensino de arte para crianças e atendimentos. Esta visão, pioneira, estabelecida pelo filósofo francês nos seus Cursos na Sorbonne no fim dos anos 1940 e início dos anos 1950, encontra-se afinada, hoje, com o pensamento da antropologia da criança e da sociologia da infância – especialmente no que diz respeito a conectar adultos educadores aos mundos de vida e às culturas da infância.

O Grupo também poderá, de acordo com os interesses dos integrantes, discutir outros textos de Merleau-Ponty sobre arte e textos do estudioso da sociologia da infância, Manuel Sarmento.

O grande foco, para além das leituras, estará na realização de Diários de Bordo, como prática de registro e pesquisa – pessoal, profissional e acadêmica; fazer fenomenologia é trabalhar com descrições densas e com uma observação acurada dos dados de realidade, da experiência compartilhada e da intimidade consigo, com o outro e com o mundo. Lapidar a habilidade da descrição fenomenológica é algo valioso para artistas-professores e terapeutas, em suas vidas profissional e acadêmica; todos ganharão muito na elaboração de projetos, relatórios, textos, artigos, resenhas, etc. Este tipo de prática tem o poder de transformar nossa reflexão ao trazer novas significações para nossas dificuldades na lida com crianças e jovens.

O público-alvo são professores artistas, psicólogos formados ou estudantes de psicologia e adultos educadores interessados nessa visão de mundo.

Os grupos funcionarão de agosto a novembro de 2011.

Previsão de início: na segunda semana de agosto.

O mesmo programa pode ser dado de maneira condensada, caso grupos fechados de fora de São Paulo façam o convite a mim.

Todos os interessados devem escrever para: agachamento@gmail.com

 

 

1 comment for “Chamamento: inscrições para Grupos de Estudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *