Arte e Diferença: Infâncias

ainda há tempo para inscrever comunicações

As inscrições para o evento “II Seminário Arte e Diferença: Infâncias” ainda estão acontecendo, inclusive para as comunicações de trabalhos, que acontecerão no primeiro dia, de manhã à tarde: 12 de novembro, na Escola de Belas Artes da UFMG.

Gostaria de falar algo sobre as três modalidades ou eixos destas comunicações:

• Processos criativos e infâncias

Neste agrupamento pensamos que podem inscrever-se aqueles que ensinam arte para crianças e jovens; encenadores que trabalham com noções de infância, mesmo que no teatro para adultos (analogamente musicistas, dançarinos, cineastas, escritores, etc.); e todos que trabalham com dados autobiográficos: a infância do adulto.

• Arte, infâncias e juventudes

Neste agrupamento pensamos que podem inscrever-se aqueles que pensam em políticas públicas para infância e juventude; os que ensinam para adultos cursos e disciplinas relacionadas à infância e juventude; gestores de escolas, centros culturais, ongs etc que se dedicam à infância e juventude.

• Imaginários, infâncias e mundos de vida

Neste agrupamento concentraremos os que trabalham e estudam com a infância como categoria sociológica e filosófica; os que são estudiosos da psicologia e psicanálise (da criança e do menino que há no homem); os que se dedicam ao estudo da personagem criança nas artes e os que trabalham com pesquisas antropológicas.

Desdobrando aqui as três modalidades de comunicação, penso que o leitor do Agachamento compreenderá a curadoria do evento, realizada por mim e por Denise Pedron: multireferencialidade, pluralidade e possibilidade de debate. Mesmo que com posições diversas e controversas, são todos bem vindos neste evento que contará com a presença de importantes pensadores da infância e suas conexões com a filosofia, a psicanálise, a psicologia social e o fazer artístico. Não se trata de um evento acadêmico unicamente; estudantes, pesquisadores e artistas encontrarão espaço de troca e enriquecimento de suas experiências, no caminho de um modo próprio de olhar para a criança e a infância, no avesso da chave da “aplicação de conceitos e teorias”.

INSCRIÇÕES:

http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=6413

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

http://cpdtu.blogspot.com.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *