Silêncio

Almodovar se supera

No filme Julieta – que descobri, dando googles, que originalmente se chamaria Silêncio – Almodovar nos presenteia com um filme que reune tudo de bom de sua obra: imagem, humor, sensibilidade, ironia, condição humana e de gênero… em doses pequenas, mas talvez letais. Uma homeopatia com fundo psicanalítico. Considero este filme “cem lições de psicanálise”!

atmosfera do filme

Fui assistir ontem pela segunda vez. Já sabendo da trama, e seus desdobramentos, pude sorver todas as almodovarices… que se iniciam já na abertura: o vestido vermelho da heroína nas cenas iniciais e sua casa deslumbrante, onde há um relógio gigante em uma das paredes.

Almodovar escreveu o roteiro baseado em três contos de Alice Munro (escritora canadense que ganhou o Nobel de Literatura) e dirigiu; o trabalho com as duas atrizes que fazem Julieta jovem e Julieta madura, e também com as atrizes coadjuvantes é muito bonito e sutil.

um deus humano

A ausência de conversas entre as personagens em momentos drásticos de suas vidas é a tônica do filme, algo que dá amplitude aos conflitos e põe o filme num pano de fundo de grandes tristeza e melancolia; paradoxalmente a fotografia é tão bonita que nos vemos diante de sensações estranhas, ou ainda, a trama por sua angústia e atmosfera de luto nos convida a ver a vida (das personagens, mas a nossa também) esvaziada de sentido, e nos vemos não admirando os lugares admiráveis, penso que num recurso de distanciamento maravilhosa e invisivelmente construído pelo demiurgo Almodovar.

Vale muito a pena conferir!

Um detalhe imenso: o modo como a filha arruma a mãe doente, tirando-a do leito. Um flash (dado em uma cena bem curtinha) que para mim resume as essencialidades almodovarianas, e o que eu chamei de doses homeopáticas… de psicanálise, e de humanidade.

Julieta, a filha aos dois anos e a mãe

 

 

1 comment for “Silêncio

  1. Raysner de Paula
    18 de agosto de 2016 at 01:41

    Assisti no sábado e achei bonito demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


5 + três =