Conheça Wander Piroli

Recebo sempre um boletim vitual da editora Cosac Naify: editora elegante, os boletins querem sim vender livros, mas sempre de um modo inteligente e contextualizado. Ali tive curiosidade para conhecer Wander Piroli: no final do ano passado, a editora anunciou que estaria reeditando toda sua obra; e, no campo da literatura infanto-juvenil, o classificou como “politicamente incorreto”.

capa do livro O MatadorComprei dois dos livros; estou especialmente apaixonada por um deles: O Matador. O livro é apaixonante em sua forma-conteúdo; é feito com um texto de ‘recortes’ (cacos de infância?), ou seja, imita máquina de escrever e tirinhas de frases coladas nas ilustrações. O texto é simples e denso. Lemos muito rapidamente. Mas sua força, comoção e dramaturgia é muito lentamente  digerida em nós.

Trata de um menino que no grupo de meninos “é ruim de estilingue”. Trata de contar um tipo de rito de passagem entre meninos, onde ser homem significaria “ser bom de estilingue” – e matar passarinhos.

Não vou contar tudo pois gostaria que o leitor de Agachamento fosse atrás e prestigiasse também o livro. (Atenção: espere uma promoção! A editora por várias vezes vende seus livros a 50% do preço de capa).

O que importa mesmo aqui é comentar o que pensei sobre o marketing de dizer que a literatura de Wander Piroli para crianças e jovens é “politicamente incorreta”. Discordo. Discordo frontalmente.  O que ele faz é dizer das relações adulto-criança, procurando o ponto de vista da criança mesma. (Ah, isso é fenomenologia!). E também, ao menos nos dois livros que li, Wander Piroli busca escrever algo sobre o poder adulto na vida das crianças: de modo narrativo e poético, e por vezes cruel. Isso não é ser politicamente incorreto: é ser político em textos para “todas as idades”. Simples assim.

Para saber mais acesse: http://www.wanderpiroli.com.br/

1 comment for “Conheça Wander Piroli

  1. Raysner de Paula
    16 de janeiro de 2015 at 05:30

    Professor tem desconto!
    vou lá no site da Cosac atrás dos meus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× 2 = dezesseis