Categoria: cotidianeidade

Sobre a solidão compartilhada

Por um acaso, navegando na internet, descobri que no dia 17 de janeiro deste ano foi criado, na Inglaterra, o “Minister for Loneliness”— o Ministério da Solidão. (E não é ficção ou fake news!) Pesquisas apontaram que 14% da população…

Viva o desmame!

Sobre a amamentação tardia (nas culturas urbanas) Tenho percebido, na nova geração de mães, uma das tendências ser a amamentação “até sempre”… ou seja, até o menino ou a menina “quiserem”… Todos sabem que meus pés que se agacham caminham…

Para ler na volta às aulas

Compartilho aqui com os leitores do Agachamento um texto meu que achei em arquivos do laptop antigo, para a seleção de emprego em uma importante editora em São Paulo, escrito em 2010. Vejam se não é próprio para a volta…

Ser canhoto e começar pelo meio

O artivismo é uma construção coletiva Chegou o ano novo! E estou de férias. Ao olhar para a agenda nova (sim, ainda tenho agenda de papel!), e para o calendário do ano da universidade, me pego imaginando projetos para ter……

Eu quero ser artivista

Por vezes me sinto fora do tempo. A vida correndo, nossas escolhas, preocupações e projetos, tudo nos toma – e de repente senti uma urgência, de entrar no tempo, não mais a temporalidade que mescla subjetividade e objetividade, mas o…

Por onde andei esses dias

Entre os dias 10 e 14 de julho participei do congresso da IFTR que aconteceu no campus da USP, em São Paulo, majoritariamente nas salas e auditórios da ECA. IFTR é a sigla para International Federation of Theater Research, ou,…

Arte e vazio

 Aproximação arte-e-vida, em todas as idades, com todos os seres viventes Se o Agachamento tem uma bandeira, ela é a recusa da divisão da vida humana por etapas, idades, especialidades… Por vezes chamei essa recusa de “não-desenvolvimentismo”. Depois percebi como…

A fenomenologia não é uma pedagogia

O Havaí é aqui Tenho recebido algumas mensagens, por e-mail, de educadoras – jovens mães, bem como estudantes de Pedagogia – que estão frequentando o site-blog Agachamento com alguma frequência. Fico feliz! Feliz por fazer do Agachamento um lugar trankilo…

Quando o publicitário se agacha…

Onde querem chegar os publicitários, e como Todo brasileiro que assiste TV aberta saberá do que vou falar: das duas últimas campanhas publicitárias do Banco Itaú. A penúltima é longuíssima e finge que não se importa com tecnologia… nem com…