Categoria: cotidianeidade

Por onde andei esses dias

Entre os dias 10 e 14 de julho participei do congresso da IFTR que aconteceu no campus da USP, em São Paulo, majoritariamente nas salas e auditórios da ECA. IFTR é a sigla para International Federation of Theater Research, ou,…

Arte e vazio

 Aproximação arte-e-vida, em todas as idades, com todos os seres viventes Se o Agachamento tem uma bandeira, ela é a recusa da divisão da vida humana por etapas, idades, especialidades… Por vezes chamei essa recusa de “não-desenvolvimentismo”. Depois percebi como…

A fenomenologia não é uma pedagogia

O Havaí é aqui Tenho recebido algumas mensagens, por e-mail, de educadoras – jovens mães, bem como estudantes de Pedagogia – que estão frequentando o site-blog Agachamento com alguma frequência. Fico feliz! Feliz por fazer do Agachamento um lugar trankilo…

Quando o publicitário se agacha…

Onde querem chegar os publicitários, e como Todo brasileiro que assiste TV aberta saberá do que vou falar: das duas últimas campanhas publicitárias do Banco Itaú. A penúltima é longuíssima e finge que não se importa com tecnologia… nem com…

O mundo como vitrine

O mundo como vitrine (e crianças não são marzipans) A semana foi tomada por um debate que parece novo, mas penso ser antigo. A Rede Bandeirantes montou o programa “Master Chef Junior” e estreou, com crianças entre oito e doze…

O que fazer de uma existência?

Esta charge do Angeli foi publicada no final de semana que passou; penso que uma boa charge nos dá grande “liberdade de interpretação”, ao mesmo tempo em que não nos deixa esquecer do mundo, dos acontecimentos cotidianos, algo que a…

Conheça Wander Piroli

Recebo sempre um boletim vitual da editora Cosac Naify: editora elegante, os boletins querem sim vender livros, mas sempre de um modo inteligente e contextualizado. Ali tive curiosidade para conhecer Wander Piroli: no final do ano passado, a editora anunciou…

Sinal dos tempos

Ontem, sexta-feira dia 12 de dezembro, assistindo ao telejornal, me surpreendi com a seguinte imagem: homens que se fantasiaram de papai noeis fugindo da polícia… e não eram ladrões, eram grevistas italianos! Houve um movimento de greve geral na Itália.…

Vãos livres

A avenida Paulista é mais ou menos um lugar da minha infância… meus avós paternos moraram por anos e anos na rua Cincinato Braga, e, por incontáveis domingos, eu via a avenida pela janela do carro do meu pai, em…