Categoria: arte e educação

Arte e vazio

 Aproximação arte-e-vida, em todas as idades, com todos os seres viventes Se o Agachamento tem uma bandeira, ela é a recusa da divisão da vida humana por etapas, idades, especialidades… Por vezes chamei essa recusa de “não-desenvolvimentismo”. Depois percebi como…

Te chamo para brincar

Nunca é tarde para retomar o faz de conta Em janeiro de 2017 todos os professores e alunos da UFMG enfrentaram a reposição das aulas que foram paralisadas por um mês, na greve por tempo determinado contra as medidas da…

Dois novos textos on line

Entre final de julho e início de agosto dois textos meus foram publicados: um em parceria com meu ex-aluno e orientando de TCC Francisco de Assis Aguiar (o Chicó!) e outro em parceria com o amigo e colega de trabalho…

O que quero dizer por “entretecimento”

Sobre entretecer memórias com conceitos e ficcionalidade Com o “mundo federal” borbulhando e quase-estilhaçado continuamos a rotina de aulas nos cursos de graduação. Pode não parecer, mas considero a prática do ensino uma ação política. Penso assim pois estou ensinando…

A docência em arte é vermelha

Terminado o Carnaval, nos dias 16 e 17 de fevereiro, estarei na Universidade Federal do Tocantins, a convite, para participar de um evento chamado “Cartão Postal”. A mesa de abertura será composta por mim e por Carminda André, e se…

Que venha o novo!

Estive no final do ano com uma amiga que vejo pouco, nossa amizade existe e persiste desde os “idos tempos” da Casa do Ventoforte (década de 1980). Estávamos conversando, dentre muitos outros assuntos, sobre os artistas educadores mais novos, de…