Categoria: outros escritos

Eu quero ser artivista

Por vezes me sinto fora do tempo. A vida correndo, nossas escolhas, preocupações e projetos, tudo nos toma – e de repente senti uma urgência, de entrar no tempo, não mais a temporalidade que mescla subjetividade e objetividade, mas o…

Dez anos atrás…

No ano de 2006, vivi uma experiência de fracasso… Enviei um texto para uma revista “científica”, da área da Educação, artigo que se intitulava: Contar para crianças ‘histórias comestíveis’: ato criador e linguagem falante. Achei hoje o parecer, dobrado, guardado…

Tristeza de fundo geracional

Desde os acontecimentos envolvendo Lula nas investigações da Lava-Jato surgiu uma porção de pessoas tristes, “de ressaca”. Pessoas que faziam parte da juventude na década de 1980, que perceberam ares de mudança e de novas possibilidades, com a abertura política,…

O artista Steinberg novamente

Recebi recentemente uma simpática mensagem em inglês no gmail do Agachamento; porque escrevi sobre Saul Steinberg (postagem de junho de 2014), a pessoa me indicava um site com diferentes imagens e informações sobre o artista. Sugeriu então que eu lincasse…

Agachamento coletivo faz bem

Depois dos dois dias de trabalho em Palmas, fui passar cinco dias em Arraial d’Ajuda. Realidades literalmente quentes (rs) mas muito distintas… tanto do meu ponto de vista, pois fui a trabalho para o Tocantins e de férias para a…

Sobre o chão como lugar de brincar

Recebi visita de duas meninas, ainda crianças, mas não tão pequenas… A imagem é nossa “conversa” com e entre os objetos que coleciono e que fazem parte da minha casa. Vou comentar aqui o que eu quero dizer com “brincar…

Que venha o novo!

Estive no final do ano com uma amiga que vejo pouco, nossa amizade existe e persiste desde os “idos tempos” da Casa do Ventoforte (década de 1980). Estávamos conversando, dentre muitos outros assuntos, sobre os artistas educadores mais novos, de…