Reality show com crianças: um sofrimento desnecessário Quero conversar com os leitores e frequentadores do Agachamento sobre o fenômeno “reality show” feito com participantes crianças. Me remeto ao episódio de estreia de Junior Bake Off Brasil em sua segunda temporada,…
Autor: agachamento
Oficina de Pequenas Dramaturgias para alunos do Ensino Médio e seus professores
Durante o Festival de Verão da UFMG, organizado todos os anos pelo DAC / Departamento de Ação Cultural da UFMG, vou dar uma oficina para jovens e seus professores de teatro. A sinopse: Esta oficina é uma proposta conectada com…
A criança que fui não chora na estrada
“A criança que fui chora na estrada” é um poema maravilhoso de Fernando Pessoa, escrito em 1933. No início deste ano de 2018, propus que o grupo de estudos MRACO lesse e pensasse sobre o poema… que cada um de…
Postagem a convite: Violeta Penna come, bebe e digere o livro AKASHA
Belo Horizonte, 29 de novembro de 2018 No segundo semestre de 2018 fiz o Estágio em Docência, por meio do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, na disciplina “Princípios da fenomenologia da criança e a…
A estranha mania de ter fé na vida
um professor não foge à luta
Convido a todos para o lançamento de Fim do infante em BH e SP
Fim do infante é o título do meu quinto livro, que será lançado neste mês em Belo Horizonte e em São Paulo. Foi editado por Renato Rezende, editor da Circuito, uma editora independente do Rio de Janeiro. Renato é da…
Espelho, espelho meu
Senti vontade de continuar a “rabiscar com Winnicott”… especialmente para que o leitor se interesse pela obra do psicanalista e compreenda como é importante o “brincar livre e criativo”! Encontrei no livro Limite e Espaço / Uma introdução à obra…
Winnicott: referência suficientemente boa ontem, hoje e amanhã
Winnicott ontem, hoje, sempre Por esses acasos do destino – algo que Carl Jung nomearia de sincronicidade – voltei a estudar os escritos de Winnicott. Um grupo chamado MrACO / Movimento Rumo ao Agachamento Coletivo interessou-se pela obra de Winnicott…
Sobre fazer 57 anos
Fazer 57 anos é mais ou menos assim:
Ações de não-adoecimento
Namorinho de portão, bem sucedido Durante o primeiro semestre de 2018, pratiquei o “namorinho de portão” com o professor da FaE Vinícius Lírio. Para os mais novos (que não sabem do que se trata): namorar no portão era uma prática…